segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Projeto Edições Comunitárias

1.Introdução
As Edições Comunitárias ( EDICOM) surgem na cidade de Bauru como uma opção aos novos escritores, poetas e demais interessados em literatura para editar suas obras sem o custo oneroso que existe nas grandes cidades e com a qualidade necessária para que um livro chegue ao leitor da mesma forma que seria feito se fosse por um grande editora.

Para isso a EDICOM quer garantir aos escritores que optam por ela como sua editora de confiança um trabalho bem feito, com impressão de qualidade, correção literária e gramatical executada por profissionais de alto nível, desenhos e capas bonitos e chamativos para que o seu produto seja bem aceito no mercado editorial.
2. Objetivos
2.1. Objetivos Gerais
Criar uma editora ou cooperativa literária com a maior quantidade de sócios, sendo estes ligados e envolvidos com a Cultura de um modo geral da cidade de Bauru e região, para se fazer lançamentos de obras inéditas de autores nacionais e regionais e coletâneas de nomes já conhecidos e já editados, além de proporcionar uma alavanca na literatura regional com concursos de poesias, crônicas, contos e literatura em geral, com exceção de literatura pedagógica.
2. 2. Objetivos Específicos
- Conhecer as obras dos autores regionais e, caso haja interesse do autor, para a efetivação de sua publicação, a editora fará o registro da obra na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que será liberada pelo mesmo para a edição pela EDICOM.

- O autor, para que a obra seja publicada, deverá fazer uma seção dos direitos autorais da obra por tempo determinado em contrato às Edições Comunitárias.

- A editora deverá montar o livro de acordo com a anuência do autor, sendo que o mesmo deverá enviar todo o texto em CD ( mídia virtual) digitado em Word, Arial 12, letra preta, para as devidas correções pelos profissionais da editora.

- A revisão gramatical da obra deverá ser efetuada por um professor da língua portuguesa, e também deverá ser feita revisão de estilo e gênero por um escritor ou pessoa apta para isso.

- A capa deverá ser com gravuras, ilustrações, desenhos ou fotografias, de acordo com o que é pedido pelo autor, sendo que o trabalho será feito por um ilustrador, fotógrafo, desenhista ou web designer de competência ilibada.

- A impressão deverá ser feita na própria cidade de Bauru, por uma gráfica terceirizada de acordo com os contatos da editora.
3. Da obra
Os autores interessados em editar suas obras pela EDICOM deverão formalizar esse interesse por um pedido formal , conformo o ANEXO I, que poderá se enviado à editora por e-mail para ( e-mail da editora).

Após o aceite e o recebido da editora, esta deverá mostrar interessa na obra enviando a um de seus sócios o material para ser lido e colocado em discussão de pauta da diretoria sobre o interesse da editora ou não, além de elaborar um Cronograma de Trabalho e o Orçamento da edição, necessitando para isso de uma discussão com o autor da obra e editor para que se consiga chegar a bom termo em relação aos valores , ao cronograma da edição até o lançamento do mesmo, com ou sem apresentação e colocação em alguma livraria de renome, sendo que a editora pode até fornecer subsídios para o lançamento do livro com coquetel em local a combinar.


4. Dos Direitos Autorais
Após o aceite da editora para a realização da obra o autor, caso já tenha registrado a mesma no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro , com cópia autenticada do registro, deverá enviar o ANEXO II , que é a cessão dos direitos autorais do autor para a editora por um prazo pré-estabelecido de no mínimo um ano.

5. Da montagem do livro ao lançamento.
Assim que o autor estiver de acordo com a editora haverá necessidade de uma reunião, onde a mesma irá estabelecer todos os itens da edição do livro, com valores, prazos, e anotando como o autor pensa na edição do seu livro, exemplo: capa como deverá ser, que papel será usado, quem fará a revisão geral, a gramatical, a de estilo e gênero,o prefácio, com apoio de profissionais da literatura para autores iniciantes, as ilustrações ou fotografias, o projeto gráfico e arte final, a impressão, tiragem de livros, e , possivelmente a organização do evento para lançamento do mesmo.

Tudo isso será colocado em um projeto para efeito claro da confirmação do autor, sendo que existe a possibilidade do autor ter algum patrocinador para essa edição que também entrará no projeto.



6. Dos autores
A princípio as Edições Comunitárias (EDICOM) estarão obrigatoriamente se interessando por autores nacionais , inicialmente do Estado de São Paulo, para o lançamento de coletâneas, crônicas, contos, literatura diversa em especial de autores regionais ( Bauru e região).
7. Comercialização
O lançamento será o ponto de partida para a comercialização da obra, será feito merchandising em livrarias, cafés, Secretarias Municipais de Cultura e Educação, imprensa, distribuidoras e demais localidades de interesse do autor.
8. Da continuidade do contrato ou segunda edição
No caso do autor ter interesse em continuar com a editora para sua obra e na necessidade de uma segunda edição, será feito um novo projeto e cronograma para que se possa fazer a mesma e continuar o trabalho de divulgação para essa segunda edição.


9. Execução do Projeto
Cabe à editora a execução do projeto para a edição da obra, com custo a ser pago pelo autor, além dos custos de gráfica, profissionais que irão montar o livro, e execução do lançamento.

Para isso quando entregue o projeto ao autor, ele já terá uma idéia de qual o valor dessa edição e como poderá ser pago esse trabalho

10. Lançamento a nível regional, estadual ou nacional
O lançamento de cada obra deverá obedecer essa escala: regional, estadual ou nacional, sendo que para cada uma delas, os valores serão modificados.
11. Dos sócios
Serão sócios da editora as pessoas interessadas na área com empresa aberta para tanto com valores a ser definidos antecipadamente.


12. Dos colaboradores
Serão colaboradores da editora profissionais contratados pela editora como professores de português, autores de literatura nacional, dramaturgos, e pessoal de serviços gerais, como digitadores, ilustradores, fotógrafos, web designers, e demais necessários a cada obra.


13. Diretoria da Edições Comunitárias (EDICOM)
Presidente: Maria Cristina Violante

Vice – Presidente:

Secretário:

Tesoureiro:
Digitadora e Profissional de Revisão : Madê Corrêa

Ilustrador:

Fotógrafo:

Web Designer:

Marketing:

Lançamento:

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